ENTRETENIMENTO

Cidade da Educação recebe nova turma do Agente Cidadão

Henrique Macedo


Fundhas

A Cidade da Educação, sede da Secretaria de Educação e Cidadania de São José dos Campos, ficou mais agitada nesta terça-feira (20). Cerca de 80 jovens do programa Agente Cidadão, da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), foram recebidos para uma integração.

Eles fazem parte do grupo de 250 jovens selecionados entre 836 candidatos e agora fazem parte do programa, que propicia a primeira oportunidade de qualificação profissional.

Divididos em duas turmas – manhã e tarde – eles assistiram a palestras sobre o funcionamento dos diferentes setores da Educação.

“É uma oportunidade para nós da Secretaria e para eles desenvolverem um trabalho mais efetivo nas escolas, é um ganho para todos. Os jovens vão ajudar nas escolas, no MIC (Museu Interativo de Ciências) e na Casa Santos Dumont”, disse Enilce Oliveira, orientadora de Ensino, que recepcionou os novos agentes.

Para Vitor da Silva, de 16 anos, é uma grande oportunidade. “Vai ser ótimo, a gente adquire experiência para colocar no currículo, porque o mercado de trabalho está cobrando.”

“Estou muito empolgada, vou para o Museu Interativo de Ciências. Recomendo muito para os outros jovens fazerem a inscrição para o Agente Cidadão”, disse Mariana Silva, de 16 anos

Lara de Carvalho, de 17 anos, já cursa a faculdade. Ela ficou surpresa ao ser selecionada. “Nem pensava que iria ser chamada, fiquei feliz. É uma grande responsabilidade ir para a Educação.”

Capacitação

Implantado em julho de 2022, o programa Agente Cidadão já beneficiou mais de 500 adolescentes e jovens de 16 a 19 anos.

Durante seis meses, eles realizam atividades práticas de apoio às áreas de recursos humanos, finanças, compras, comunicação e campanhas públicas nos órgãos da administração municipal quatro dias da semana, por quatro horas.

Uma vez por semana é oferecida qualificação profissional através de cursos do Cephas (Colégio de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza).

O programa prevê contrapartida financeira no valor de R$ 400 por mês, vale-transporte e uniforme.


MAIS NOTÍCIAS

Fundhas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *